Qual seguro é mais barato? Do carro novo ou do carro usado?

Qual seguro é mais barato? Do carro novo ou do carro usado?

Sempre que um carro zero sai da concessionária, ele desvaloriza em média 20%. O que muita gente não sabe é que o carro zero tem o seguro mais barato do mercado. Quanto mais o carro é desvalorizado, com o passar dos anos de fabricação, mais caro fica o seguro em relação ao valor do carro.

As seguradoras alegam que um carro zero tem menos chances de oferecer problemas mecânicos e caso aconteça, as peças são mais fáceis de comprar.

Nós fizemos uma tabela de comparação de preços dos seguros de carros nacionais e importados e vimos um padrão de encarecimento do seguro se comparado ao preço do carro*, que vai barateando. No valor  nominal , não faz muita diferença, pois ele aumenta pouca coisa, mas quando você compara o valor que você pagou pelo carro com o valor que você vai pagar de seguro, esse preço fica mais salgado.

Para fazer os cálculos, usamos como perfil um homem casado, com mais de 40 anos, que tenha garagem na residência.

De acordo com nossos cálculos, os carros nacionais de 2016 como Fiesta, Gol e Palio, ficam com o seguro de 14 a 20% mais caro em relação ao carro zero. A Cada ano que passa, o seguro aumenta de preço junto com a desvalorização e ela pode ficar quase 50% mais cara em relação ao seguro do carro zero.

Para entender melhor, fizemos uma tabela comparando os preços do seguro de três carros nacionais e dois importados nos 5 últimos anos. Na tabela você pode ver o preço dos seguros e a porcentagem desse valor comparada ao valor do carro ao longo desses anos.